O MAR QUE NOS UNE – Reflexões sobre o mar no futuro de Portugal
17, 18 e 19.JUN.2011 Auditório da Casa de Cultura na Ericeira, Hotel Vila Galé e Igreja de S. Pedro
Tal como estava previsto, realizou-se nos passados dias 17, 18 e 19 de Junho o XIII CURSO DE VERÃO, que teve por finalidade reflectir sobre o mar no futuro de Portugal. Tema de extrema actualidade, já que se converteu em lugar comum proclamar que o caminho para a (re)afirmação de Portugal passa por explorar as condições que as nossas circunstâncias geográficas nos oferecem. Nos finais do século XV o cronista Gomes Eanes de Zurara observava que Portugal tinha, de um lado, o “muro” de Castela e, do outro, o mar: o mar como a saída, o desbloqueamento, a alternativa, como diríamos agora. As lições que foram solicitadas a reconhecidos especialistas corresponderam a alguns aspectos muito concretos desses clusters criadores de riqueza.
O ciclo aberto em Julho terminará, em Setembro, com a Exposição “A TABERNA”, mostra de conteúdo etnográfico à volta da figura do pescador e onde se pretende recriar o ambiente desse espaço em extinção com recurso a objectos próprios da actividade da taberna e da vida quotidiana dos antigos pescadores da Ericeira.
PROGRAMA
Responsabilidade Científica: Direcções do ICEA e da Academia de Marinha
- Dia 17 (6ª feira) – Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva – Ericeira
10:15 – Recepção aos participantes
10:30 – Sessão de Abertura: A Diplomacia do Mar, VAlm, António Carlos Rebelo Duarte (Academia de Marinha)
11:20 – A Extensão da Plataforma continental – antecedentes, situação actual e prospectiva de desenvolvimento, Prof. Doutor Pinto de Abreu (Responsável da EMAM – Estrutura de Missão dos Assuntos do Mar)
12:10 – Estudo, exploração e manutenção dos recursos da biodiversidade marinha no espaço português, Prof. Doutor Emanuel Gonçalves (Biólogo – ISPA)
Almoço no Hotel Vila Galé Ericeira
15:30 – Recursos geradores de energia (das ondas e das marés), Prof. Doutor António Sarmento (Centro de Energia das Ondas)
16:00 – Infra-estrutura em Peniche para o aproveitamento da energia das ondas , Cte. João Freire Cardoso (REN)
17:00 – Conservar e preservar o mar português no séc. XXI, Sr. João Caré (Finalista de Direito na Univ. Católica Portuguesa, Estagiário na Dir. Geral Autoridade Marítima)
- Dia 18 (sábado) – Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva – Ericeira
11:00 – O Ordenamento do Espaço e Actividades Marítimas no contexto dos IGT- Instrumentos de Gestão Territorial: Oportunidades e Ameaças, Prof.ª Doutora Margarida Queirós (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Univ. de Lisboa / Centro de Estudos Geográficos da Univ. de Lisboa)
11:40 – Visita ao Estaleiro de Construção Naval Artesanal de Mestre Xico do Rêgo – Acompanhamento pelo Prof. Doutor Adolfo Silveira Martins (ICEA)
Almoço no Hotel Vila Galé Ericeira
15:30 às 17:00 – O Mar e Nós – MESA REDONDA
Moderador: CMG Dr. Luís dos Reis Ágoas (ICEA)
A dimensão marítima e piscatória da Ericeira no séc. XIX, Dr. Francisco Esteves (ICEA)
A Ericeira e o futuro – Eng. Jorge Figueiredo Cardoso (Assoc. Amigos da Baía dos Coxos)
Ericeira – Reserva Mundial de Surf – Eng. Hélder Silva (Vereador CMM)
- Dia 19 (domingo) – Hotel Vila Galé Ericeira
13:00 – Almoço de Encerramento (mediante inscrição) Hotel Vila Galé Ericeira
15:30 – Sessão de Encerramento:
O horizonte do Mar Português. Segurança e Defesa. Colaboração com a CPLP (extensão das suas plataformas continentais), Almirante Nuno Vieira Matias (Presidente da Academia de Marinha)
18:00 – Igreja Matriz São Pedro da Ericeira
Concerto pela Banda da Armada