23 de fevereiro de 2013 – Almoço comemorativo, em restaurante na Foz do Lizandro, com os membros dos Órgãos Sociais e Associados que estiveram disponíveis.
O Presidente do ICEA, enviou a todos os seus associados o texto seguinte:
Caríssimos Associados
Comemoramos hoje dez anos de vida do nosso Instituto – o ICEA.
Com a colaboração de gente boa e competente, nas mais variadas áreas do conhecimento e das preocupações humanas, fizemos cursos, ciclos de conferências, colóquios, exposições e reconstituições históricas.
Adoptei há muitos anos esta Vila e aqui encontrei pessoas capazes de criar um efectivo pólo cultural neste país.
No ICEA já fui “banhado” por um mar de emoções. Relembro quatro episódios, entre muitos outros possíveis, comprovativos desta minha afirmação.
Não esquecerei a presença simultânea na “Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva” – nossa sala de visitas – dos Presidentes da Academia das Ciências, Academia Portuguesa da História, Academia de Marinha, Sociedade de Geografia de Lisboa e ainda o Chefe de Estado-Maior da Armada.
Não esquecerei a emoção sentida no auditório, quando da sessão evocativa do ericeirista Saldanha Sanches.
Não esquecerei o mar de gente a assistir á reconstituição histórica do Embarque da Família Real da praia dos Pescadores.
Não esquecerei o desespero que senti no Palácio Nacional de Mafra, ao não conseguir que o Professor Joaquim Veríssimo Serrão fizesse o encerramento do curso de verão desse ano. Fui compensado, recentemente com uma tarde de convívio com o Professor em Santarém, quando a Direcção do ICEA lhe entregou o Diploma de Presidente Honorário.
Falta agora pensar o futuro do ICEA para os próximos 100 anos e para isso, precisamos da colaboração de todos.
Nas próximas sessões que se aproximam, gostaríamos de os ver, acompanhados de um amigo.
Ericeira, 24 de Fevereiro de 2013
O Presidente da Direcção
José Luís Viegas Freitas
Presidente do ICEA
As fotos do almoço: