Ciclo “Questões de Cidadania”

Corrupção e os Portugueses – em memória do “ericeirista” Dr. Saldanha Sanches

16 de abril de 2011 – Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira

Iniciou-se este ciclo com 2 conferências, a primeira com o tema da “Corrupção e Ética em Democracia”, pelo Prof. Doutor Luís de Sousa (Pres. da Associação Cívica Transparência e Integridade).

Esta conferência teve por base um trabalho de grande fôlego, em que participaram para além de Luís de Sousa, mais quatro investigadores, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em que se procurou saber o que pensam os cidadãos sobre a corrupção, que avaliações fazem do combate a este fenómeno, quais os factores que fazem aumentar ou diminuir as percepções da corrupção, etc.

Ver “Corrupção e os Portugueses, Atitudes – Práticas – Valores” de Luís de Sousa e João Triães, Prefácio de Maria José Morgado, 2008, Edições Rui Costa Pinto.

A s parte foi “Em memória do ericeirista José Luís Saldanha Sanches – Do Homem na Ericeira, com a Ericeira na Cabeça” (ver texto) pela Drª Maria José Morgado e tocou muito fundo nas cerca de 80 pessoas que estiveram presentes nesta tarde, não só pela intensidade emocional de que se revestiram as palavras da viúva de Saldanha Sanches, como pela limpidez da prosa poética que levou a assistência, pela vossa e nossa Ericeira.

A posteriori

 […]Foi para mim uma experiência inesquecível, o vosso carinho Ericeirense. Temo porventura não ter correspondido inteiramente ás expectativas, mas o Zé Luis cresceu e fez-se homem na Ericeira e morreu a pensar nos dias da Ericeira, não é exagero nenhum. Mais uma vez muito e muito reconhecida pelo vosso carinho “reprodutivo” da memória de alguém que nos deixou tão prematuramente.[…]