Decorreu em Lisboa, a 25 de Maio de 2010, na Academia de Marinha, a sexta sessão conjunta entre a Academia de Marinha e o Instituto de Cultura Europeia e Atlântica. A sessão foi presidida pelos Presidentes das duas instituições, o Almirante Vieira Matias e o Dr. José Freitas.
No período da manhã foram apresentadas as conferências “A navegação: as vias de um saber prático e teórico, do século XVI ao GPS”, pelo comandante Semedo de Matos, e “Os continuadores portugueses e europeus da obra de Pedro Nunes”, pelo Prof. Doutor Henrique Leitão, o qual mostrou a importância da obra de Pedro Nunes, não só nas disciplinas da náutica e da cartografia, mas também em áreas do saber como a astronomia teórica, a álgebra, a geometria, a construção de instrumentos ou a mecânica teórica.
Da parte da tarde foram apresentadas as conferências “Um novo olhar sobre a Ciência Náutica portuguesa nos séculos XVII e XVIII”, pelo comandante Malhão Pereira, “Notas sobre a evolução da Cartografia portuguesa nos séculos XVI a XVIII”, pelo Doutor Inácio Guerreiro, e “GPS: há novas estrelas no Céu”, pelo comandante Sardinha Monteiro.