
- Este evento já decorreu.
Manuel Mata da Nazaré (D´Silvas Filho), Centenário do nascimento
Fevereiro 1 @ 15:00 - 18:00

ICEA – INSTITUTO DE CULTURA EUROPEIA E ATLÂNTICA
SESSÃO CULTURAL
Mata da Nazaré, (D’Silvas Filho), o Engenheiro, o Escritor, o Linguista – um Homem da Ericeira, no centenário do seu nascimento.
(Associado Honorário do ICEA)
Auditório da Escola Básica e Secundária António Bento Franco
Rua Casal da Camacha – Ericeira
2665-250 Ericeira
1 de Fevereiro de 2025 – 15H a 18H00
ENTRADA LIVRE
Oradores:
Professora Doutora Ana Castro Salgado
Dr. João Abel da Fonseca
Moderação: Professora Doutora Anabela Almeida
Nota: Sessão reconhecida como Acção de Curta Duração (3 horas) para todos os grupos de docência e níveis de ensino. Manifestação de interesse para o seguinte link: https://forms.gle/8mNCvzudSgYWYyRy8 do (Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho– MAFRA)
Resumo da sessão cultural
Sessão Cultural de Homenagem ao Senhor Eng.º Manuel Mata da Nazaré (D’Silvas Filho), promovida pelo ICEA a 1 de Fevereiro de 2025, por ocasião do Centenário do seu nascimento, ocorrido a 21 de Janeiro.
No passado dia 1 de Fevereiro, o ICEA levou a cabo uma sessão cultural celebrativa do centenário de Mata da Nazaré (D’Silvas Filho), destacada personalidade da ciência e da cultura, nascido na Ericeira a 21 de Janeiro de 1925.
Mata da Nazaré foi professor no Instituto Superior Técnico e no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde foi responsável pelas cadeiras de energias alternativas e desempenhou cargos em órgãos de gestão.
A Linguística é uma outra área da sua especialidade, sendo autor ou coautor de obras referência como o Prontuário – Erros Corrigidos de Português, Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa – Falar e Escrever sem Erros ou o Novo Vocabulário Ortográfico, conciliador do Acordo de 1990 com a norma de 1945, assinadas com o pseudónimo de D’Silvas Filho. Também com este pseudónimo tem assinado a sua restante obra que passa pelo romance, contos, crónica ou textos de carácter autobiográfico.
Na homenagem usaram da palavra a Professora Ana Salgado com a comunicação “D’Silvas Filho: guardião da língua portuguesa”, e o Dr. João Abel da Fonseca, cuja intervenção intitulou “Entre o misterioso D’Silvas Filho e o Professor Manuel Mata da Nazaré: testemunho de quase 30 anos de convívio”.
O Professor Mata da Nazaré, que nesta sessão recebeu formalmente o título de Sócio Honorário do ICEA, encerrou a sessão com um texto que, sendo de agradecimento, foi, sobretudo, uma lição sobre as questões que, hoje, se colocam à humanidade, de entre elas, as levantadas pela chamada Inteligência Artificial, sobre a qual acaba de publicar o livro A Inteligência Artificial (IA) na Amplidão da Mente.
Texto de: Professora Doutora Anabela Almeida (também publicado no Jornal O CARRILHÃO)
Pode ler o agradecimento do Homenageado, clicando em: Pauta do Discurso final enviada ao ICEA
AS FOTOS do evento: