O MAR NAS RELAÇÕES LUSO-BRASILEIRAS

IX Sessão Anual Conjunta Academia de Marinha – ICEA

O Mar nas Relções Luso-Brsileiras – Passado, Presente e Futuro

4.MAIO.2013 – Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva – Ericeira

Realizou-se na Vila da Ericeira, a 9.ª sessão conjunta das duas instituições, desta vez com o tema O Mar nas relações Luso-Brasileiras – Passado, Presente, Futuro.

Esta sessão realizou-se no âmbito do “Ano do Brasil em Portugal” que termina no próximo dia 10 de Junho.

A Sessão de Abertura desta IX sessão esteve a cargo dos Presidentes da Academia de Marinha e do ICEA, respectivamente Almirante Nuno Vieira Matias e Dr. José Viegas Freitas.+

Com Moderação na parte da manhã a cargo da Profª Doutora Margarida Garcez, foi apresentado o primeiro orador Prof. Doutor José Alberto Marques, Técnico Superior dos Arquivos Nacionais-Torre do Tombo recentemente aposentado, com a comunicação Notas para a condição de “marítimo” na vila da Ericeira (finais do século XIX). No final desta interessante conferência sobre os vários aspectos das movimentações de ericeirenses de algumas das mais antigas famílias, deu lugar a um curioso debate sobre a questão dos pescadores se apresentarem como marítimos para requererem o passaporte, em especial para o Brasil.

Por motivos imprevistos de ordem particular, o Prof. Doutor Manuel Canaveira não pode comparecer. Nesta circunstância, foi substituído pelo Doutor João Abel da Fonseca que pertence aos Órgãos Sociais das duas instituições.

E de improviso presenteou a assistência com uma estimulante palestra sobre os Três Peros que interessam à História do Brasil – Pero Vaz de Caminha, Pero Lopes de Sousa e Pero de Magalhães de Gândavo, tendo-se seguido um agradável debate que teve de ser interrompido pela aproximação da hora prevista para o almoço.

Os trabalhos reiniciaram-se às 15:30, agora sob a Moderação do Cor. Ferreira Durão, com o Académico VAlm Henrique Alexandre da Fonseca que apresentou uma bem elaborada cronologia histórica da presença da Marinha no Atlântico Sul, quer portuguesa, quer brasileira e a que chamou O Brasil e o Mar.

Seguiu-se o Eng.º Fernando Ribeiro e Castro, que para além de membro da Academia de Marinha é o Secretário-geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar, com o tema Atlântico: o Mare Nostrum luso, tendo colocado em grande destaque a importância que os países da Lusofonia, especialmente o Brasil e Angola, podem ter na recuperação da nossa economia.

Após estas duas conferências, teve lugar um debate sobre estas questões.

O Encerramento da IX sessão cultural conjunta foi cumprido pelos Presidentes da Academia de Marinha e do ICEA.

No acto da despedida, e como previsto protocolarmente, para o ano, a X sessão conjunta, acontecerá em Lisboa nas instalações da Academia de Marinha.