ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica – Ericeira

A Evocação de Naufrágios ao Longo dos Tempos – XVII Sessão Cultural conjunta do ICEA com a Academia de Marinha.

Sessão muito interessante, relativamente a um período da nossa história em que os naufrágios foram imensos ao longo da nossa costa, nestes casos, as Naus eram espanholas, mas a maior tragédia foi junto a Peniche e o processo de recuperação dos despojos, envolveu, para além de Portugal e Espanha, outros países e mergulhadores do Mediterrâneo.

Este foi o programa. A Evocação de Naufrágios ao Longo dos Tempos – XVII Sessão Cultural conjunta do ICEA com a Academia de Marinha.

XVII Sessão conjunta ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica e Academia de Marinha

A EVOCAÇÃO DE NAUFRÁGIOS AO LONGO DOS TEMPOS conferências

3 de junho 2O23 Auditório Municipal de Santa Marta Largo de Santa Marta, 9 Ericeira

15hOO > Abertura Presidente do ICEA, Dr. José Viegas Freitas

15H15 > PELA ACADEMIA DE MARINHA “Um célebre naufrágio na costa portuguesa, na pintura de finais do século XVIII, na obra de Jean-Baptiste Pillement (em torno do afundamento e do resgate da nau espanhola “San Pedro de Alcântara”)’’. Professor Paulo Santos.

16h15 > Intervalo para café

16H45 > PELO ICEA “Venturas e desventuras de uma infeliz viagem atlântica no século XVIII – o caso das “Naus Senhora da Ajuda e San Pedro de Alcântara”. Professora Ana Paula Avelar.

17H45 > ENCERRAMENTO Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu.

17H50 ÀS 18H00 > MOMENTO MUSICAL pela Filarmónica da Ericeira (Não aconteceu)

Sessão reconhecida como Ação de Curta Duração (3 horas) para docentes de todos os grupos. Manifestação de interesse para o seguinte endereço eletrónico: cfaerc.dir@gmail.com

Fotos: ICEA