(Integrada no VII Curso de Verão da Ericeira)
22 de julho de 2005 a 21 de agosto – Galeria da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva – Ericeira
Alegrias, riquezas, graças, venturas, mas também tristezas, indigências, desgraças, adversidades – tal será o acervo de contingências devidas ao mar, a esse mar que quase nos envolve; a esse mar que tanto tem influído na vida diária e, portanto, na história dos portugueses.
Nesta exposição pretendemos recordar através de ex-votos ou, mais propriamente, painéis congratulatórios, alguns martírios com que mareantes se defrontaram. Desejávamos ainda homenagear aqueles que devotaram todo o seu saber ao mister da construção naval: os que os riscaram e os que os construíram, autênticos arquitectos de obras-primas que cruzaram mares e oceanos. E que nos seja permitido, relembrar particularmente, através de planos de construção, de ferramentas diversas e de modelos de alguns barcos, aqueles que na Ericeira exerciam essas profissões, e ao mesmo tempo destacar que esta Vila chegou a ter um relevante estaleiro naval.
Por fim, os nossos agradecimentos a todos os que nos cederam as suas peças e aos que nos auxiliaram na construção desta exposição, integrada no VII Curso de Verão da Ericeira, com o tema “O MAR – regresso ao futuro” .
A. Silva Gama