- Este evento já decorreu.
XIV Sessão Cultural Conjunta do ICEA com a Sociedade de Geografia de Lisboa
Outubro 19 @ 15:00 - 18:00
XIV SESSÃO CULTURAL CONJUNTA
ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica e a SGL – Sociedade de Geografia de Lisboa
Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na ERICEIRA
19 de Outubro – 15H-18H – ENTRADA LIVRE
SÉCULO XVIII EM PORTUGAL, LUZES E SOMBRAS
Oradores:
MIGUEL MONTEIRO, Pombal e os Jesuítas (ICEA).
JOÃO ABEL DA FONSECA, Luz entre as sombras: legislação pombalina sobre a abolição da escravatura e as leis das liberdades (1751-1773). (SGL)
Moderação:
ANABELA ALMEIDA (ICEA)
Breve descrição da sessão
Século XVIII em Portugal, Luzes e Sombras foi o tema a partir do qual se desenvolveu esta sessão cultural conjunta com a Sociedade de Geografia de Lisboa, com quem o ICEA mantém um protocolo de cooperação há já vinte anos.
A sessão foi presidida pelos Senhores Presidentes das duas Instituições cujas intervenções abriram a sessão. O Senhor Presidente da Sociedade de Geografia, professor engenheiro Luís Aires Barros, destacou a importância do trabalho desenvolvido, ao longo destas duas décadas, e das publicações que dele resultaram. O Senhor Presidente do ICEA, Dr. José Freitas, referindo-se igualmente às muitas e diversas actividades promovidas por ambas as Instituições, apresentou, como exemplo, a sessão de estudo levada a cabo no Jardim Botânico de Lisboa, sob a orientação do Senhor Professor Fernando Catarino, cuja presença, só notada no intervalo da sessão, muito nos honrou.
A primeira conferência, subordinada ao tema “Pombal e os Jesuítas” foi proferida pelo Senhor Professor Miguel Monteiro, em representação do ICEA do qual é vice-presidente.
Em representação da Sociedade de Geografia, o Senhor Doutor João Abel, que é também presidente do conselho superior do ICEA, apresentou a sua conferência que intitulou “Luzes entre as Sombras, Legislação pombalina sobre a abolição da escravatura e as leis das liberdades (1751-1773)”.
Estes trabalhos provocaram uma forte participação da assistência, sobretudo, no que respeita à divergência de opiniões sobre o papel do Marquês de Pombal, para uns, fundamental no progresso económico, político, cultural e social de Portugal de oitocentos, para outros, reconhecendo-o como elemento cerceador deste mesmo desiderato.
Ericeira, 19 de Outubro 2024
Anabela Almeida
Para aceder aos texto das conferências, clique nos links respectivos.
Texto do Prof.º Doutor Miguel Monteiro ( a aguardar )
Texto do Dr. João Abel da Fonseca (clicar e ver PDF)
Nota: A sessão foi reconhecida como Ação de Curta Duração (3 horas) para todos os grupos de docência e níveis de ensino. Manifestação de interesse foi dirigida para o seguinte endereço: cfaerc.dir@gmail.com