Ciclo “Da Paz e da Guerra” – Sessão de Abertura

4 de fevereiro de 2007 Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva – Ericeira

Abertura do Ciclo

Foi um sucesso a Sessão de Abertura das Conferências do Casino, este ano dedicadas ao tema “Da Paz e da Guerra” que hoje decorreu no Auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva e terá 4 Sessões.

O Professor Luís Lobo-Fernandes, actual Pró-Reitor da Universidade do Minho, foi o primeiro orador e falou sobre “A perduração das crises internacionais e a transformação do papel da ONU”.

Na mesa, além dos Profs. Lobo-Fernandes e Adriano Moreira, esteve o Dr. José de Freitas, Presidente do ICEA, que dirigiu a sessão.

Após um curto intervalo, tomou a palavra o Professor Adriano Moreira que iniciou a sua conferência reafirmando a importância e o papel da ONU na resolução dos conflitos mundiais: «Apesar de todos os problemas que se lhe conhecem, o Mundo estaria bem pior se a ONU não existisse».

Mas o tema que o Professor Adriano Moreira apresentou estava relacionado com o “Combate à proliferação de armas ligeiras”. «Hoje, em qualquer parte do mundo, é fácil “criar” uma arma, basta querer… O que recentemente esteve para acontecer em Londres onde um inofensivo telemóvel se ia tornar num perigoso detonador é um exemplo alarmante e um alerta para os países que lutam contra o terrorismo unirem esforços também neste campo».

Sobre a incógnita que é o futuro, Adriano Moreira, num tom bem humorado, citou Einstein, que quando questionado sobre o controlo da arma atómica e como seria a próxima guerra mundial, respondeu que sobre a próxima guerra não sabia nada, mas que a outra que se seguiria, essa sim, ele sabia: seria à pedrada…

Com uma plateia “bem composta” – estiveram presentes cerca de 100 pessoas-, atenta e interveniente, a conferência terminou por volta das 18h, sob forte aplauso da assistência.

A assistência
Adriano Moreira, José Freitas e Luís Lobo-Fernandes