III Sessão Cultural Conjunta do ICEA com a Sociedade de Geografia de Lisboa
20 de outubro de 2007 – Hotel Vila Galé, na Ericeira.
Decorreu a primeira Sessão deste ciclo, em conjunto com a Sociedade de Geografia de Lisboa, com a colaboração do Professor Adriano Moreira, do Professor Jorge Bacelar Gouveia e do Almirante Nuno Vieira Matias.
A coordenação foi do Dr. João Abel da Fonseca.
Texto resumo desta sessão:
III SESSÃO CULTURAL CONJUNTA ICEA-SGL
O Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, no âmbito das suas Conferências do Casino, acolhe mais um Ciclo, desta feita intitulado Um Tratado – Uma Reforma – A caminho de que Europa?. Cumprimos, deste modo, um repto lançado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, para que organismos como o ICEA proporcionem à sociedade civil um debate, o mais amplo possível, sobre o que vem sendo conhecido por Tratado Reformador da UE, que poderá vir a ser assinado pelos Estados membros ainda durante esta 3ª Presidência Portuguesa.
Na verdade, já em 1999, nas vésperas da 2ª Presidência Portuguesa, o I Curso de Verão da Ericeira – Portugal e a Europa. Raízes e Desafios do Futuro, se havia dedicado à discussão de temas afins à problemática da construção europeia, ao longo da História.
O presente Ciclo será constituído por 4 Sessões, com programa a anunciar oportunamente. A 1ª, que ora propomos, consubstanciará a III Sessão Cultural Conjunta entre o ICEA e a Sociedade de Geografia de Lisboa, nossa parceira protocolada e nossa Associada de Mérito.
A discussão dos assuntos europeus mereceu, logo após a adesão de Portugal à então CEE, várias iniciativas da SGL, que patrocinou, no âmbito académico, uma acção pioneira de vivo e profícuo debate, sendo possível avaliar os seus resultados pela leitura das publicações na ocasião dadas ao prelo. Recordamos a comunicação de Jorge Borges de Macedo e também o seu vaticínio, durante o período que se lhe seguiu, quando avançou uma natural tentação de se arranjar uma constituição.
Sabemos como o debate político sobre a Europa tem sido escasso entre nós. Talvez possamos até acompanhar Romano Prodi ao considerar que o tema Europa não é suficientemente sexy para atrair a curiosidade dos cidadãos. Cumprimos, mesmo assim, uma vocação estatutária, que se situa no que o ex-Comissário Europeu António Vitorino vem a considerar ser o 3º nível da informação em rede. Depois dum nível inicial restrito aos filiados na temática, e um segundo destinado às diferentes instituições, incluindo as académicas, surge o 3º, em que organismos como o ICEA se abrem ao público, através da preparação de sessões de debate, veiculadas por personalidades de reconhecido prestígio. Só a notoriedade da sua competência pode suscitar um atractivo que jornalistas e políticos não têm logrado alcançar, na mais das vezes.
A queda de popularidade, face ao ímpeto inicial, no que toca à busca de conhecimento sobre a Europa, radica talvez no facto de se entender que tudo é transparente e discutido quase à porta aberta. A conclusão será perversa mas, na realidade, só a turbulência gerada por algumas disputas de interesses entre Estados membros, ou fait-divers ocasionais, tal foi o da realização dos vários referendos nacionais, conseguiu estimular algum interesse por parte do grande público – as grandes questões de fundo permanecem por discutir. A consciência desta realidade levou a SGL a criar uma Comissão Europeia, onde pela benevolência dos seus pares tem assento como Vogal, o nosso Presidente do Conselho Superior. Cientes também nós dessa realidade damos início a este novo Ciclo com a presença de três distintos académicos, que emprestam o elevado timbre das suas consagradas carreiras profissionais, e a ética da sua postura cívica, à discussão dos temas propostos, em que cada um dissertará sobre a sua área afim.
Abrimos esta porta, convictamente, com chave de ouro, ao recebermos entre nós os Professores Doutores Adriano Moreira e Jorge Bacelar de Gouveia e o Almirante Nuno Vieira Matias. Possamos aproveitar da sua sabedoria e da sua boa vontade em terem acedido ao nosso convite.
Fotos: do Jornal O Carrilhão
ACS